TRE-MS cassa prefeita de Miranda por compra de votos e convoca novas eleições

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) afastou a prefeita de Miranda, Marlene Bossay (MDB), seu vice Adailton Rojo (PTB) e o vereador Ivan Bossay (MDB), filho de Marlene, nesta terça-feira (20).

A decisão do juiz eleitoral Alexsandro Motta, da 15ª Zona Eleitoral de Miranda, determina o imediato afastamento da prefeita, vice e do vereador citado. O presidente da Câmara, Edson Moraes de Souza (PDT) assume a prefeitura até a realização de novas eleições.

Marlene foi acusada de compra de votos na Aldeia Lalima de Miranda. A denúncia foi elaborada por Gerson Prata Jr (PSDB), candidato derrotado nas últimas eleições do município, e entregue ao Ministério Público Eleitoral. 

O filho de Marlene, Alexandre Bossay, foi apontado como o executor do crime. Ele teria sido flagrado por policiais portando cestas básicas em uma pick-up em setembro de 2016, um mês antes das eleições. Os produtos deveriam ser entregues a eleitores na Aldeia Lalima.

Na época, Alexandre chegou a ser preso em flagrante, mas pagou fiança e foi liberado. Testemunhas ouvidas em inquérito do Ministério Público Eleitoral, incluindo moradores da Aldeia, confirmaram a intenção de compra de votos.

Em sua defesa, Marlene e Adailton alegaram que as testemunhas eram aliadas políticas de Gerson Prata, o candidato derrotado, e que os depoimentos eram incongruentes e contraditórios.