Covid: com bandeira laranja, Amambai tem toque de recolher flexibilizado

Ao lado de outros 29 municípios, Amambai terá toque de recolher das 22h às 5h.

Mapa Prosseguir desta quarta-feira (14) / Foto: Divulgação

Amambai (MS)- Mato Grosso do Sul atualizou nesta quarta-feira (14) o mapa do Programa Prosseguir. Conforme o novo mapa situacional, Amambai entra para o grau médio de risco de contágio pelo novo coronavírus. A bandeira laranja flexibiliza o decreto que trata dos toques de recolher.

Durante os próximos 15 dias, o toque de recolher em Amambai, que antes era das 21h às 5h, agora passa a ser das 22h às 5h. Além disso, é permitido o funcionamento de todas as atividades econômicas, mas os estabelecimentos devem continuar cumprindo as medidas e protocolo de biossegurança.


Prosseguir


Para definir a bandeira de cada cidade são levados em conta uma série de indicadores, entre eles disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de equipamentos de proteção individual, contato com casos confirmados, redução da mortalidade em relação a covid-19, disponibilidade de testes, redução de novos casos, ocorrências da doença entre profissionais de saúde e incidência do vírus na população indígena, entre outros fatores.

O programa "Prosseguir" foi criado para avaliar e classificar os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), a fim de nortear os agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

Vale lembrar que o Decreto n. 15.644 estabelece que o Programa Prosseguir define o toque de recolher nos municípios do Estado. Nas cidades com classificação das bandeiras verde, amarela e laranja será mais flexível, das 22h até às 5 da manhã; os municípios de bandeira vermelha a partir das 21h; e na cinza, o toque de recolher permanece das 20h até às 5 da manhã. A nova atualização dos mapas do Prosseguir será no dia 28 de abril.


Fonte: Redação com informações Portal MS